top of page
Buscar

História | Propriedades | Simbolismos


Existe na joalheria a tradição de atribuir uma pedra de nascimento a cada mês do ano.


Por exemplo, a pedra de nascimento de janeiro é uma granada, enquanto os bebês nascidos em abril recebem um diamante como pedra de nascimento.



História


Acredita-se que a origem das pedras de nascimento remonta ao Peitoral de Aarão (descrito no livro do êxodo), que continha doze pedras preciosas representando as doze tribos de Israel. (foto: representação da Placa Peitoral)




A ideia de ter uma pedra associada a cada mês do ano existe em muitas culturas, costumes e religiões.


Tratados religiosos do século oito e nove, descreviam pedras individuais associadas a cada apóstolo, e seu nome e virtude estariam inscritos na Pedra Fundamental, ou Pedra Nobre que é a rocha no centro do "Domo da Rocha"em Jerusalém. O costume na época seria de possuir as 12 gemas e usar uma a cada mês do ano.

A tradição de usar apenas a pedra do seu mês de nascimento aparece alguns séculos depois.


Tradições Orientais - "Pedras dos Signos"

Nas culturas orientais reconhecem uma gama similar de pedras associadas ao nascimento, mas ao invés de associá-las aos meses, elas são associadas aos astros celestes, e a Astrologia é usada para determinar quais gemas melhor representam e beneficiam um indivíduo em particular de acordo com seu Mapa Astral.


Então nesse caso é mais comum escolhermos as pedras que melhor representem o signo astrológico da pessoa, ou até representar características que queira focar, ou benefícios energéticos específicos para seu momento.


Por exemplo no Hinduismo, temos 9 gemas associadas com o Navagraha (forças celestiais, planetas, o sol e lua) e a escolha da pedra de um indivíduo é feita a partir de seu Mapa Astral.


As Pedras do Mês na modernidade


Em 1912, na intenção de padronizar as pedras do mês de nascimento, a Associação Americana de Joalheiros (Jewelers of America) adotou uma lista de 12 pedras que foi atualizada diversas vezes alterando e incluindo gemas alternativas até o ano de 2016!


Tenho como referência as Pedras do Mês indicadas atualmente pelo Gemological Institute of America (GIA), que é essa aqui 👇🏼


Esse ano vou escrever um pouco mais sobre cada pedra a medida que seu mês chegar!

Leia mais clicando nas imagens a seguir:


Enquanto não chegam os próximos meses, pode me chamar se quiser mais infos sobre a sua pedra!!


E ai, você se interessa pela energia das pedras além da beleza que podem trazer para as joias? Sentiu alguma conexão com a pedra do seu mês?

É comum receber relatos de pessoas que já amavam uma determinada pedra antes mesmo de saber que era a pedra do seu mês de nascimento!

Me conta também se quer aprender mais sobre alguma pedra em especial?


Espero que tenha gostado dessa leitura! Você pode voltar sempre que quiser e quem sabe não criamos juntas um design especial com a pedra do seu mês de nascimento ou de alguém especial para presentear 💎✨




Referências Bibliográficas:

- Kunz, George F. (1913). The curious lore of precious stones. Lippincott.

- Knuth, Bruce G. (2007). Gems in Myth, Legend and Lore (Revised ed.). Parachute: Jewelers Press


Envie esse post para alguém que possa se interessar ou ter dúvidas sobre esse assunto

Vamos continuar conversando?

Inscreva-se para receber novidades e ganhe 10% Off em sua primeira compra!

bottom of page